O clube

O C.D.C. Juventude Pacense é um clube que marca o concelho de Paços de Ferreira. O seu ecletismo contribui para que muito poucas famílias pacenses não tenham no seu seio um atleta nosso. Desde o seu nascimento, há mais de 40 anos, que o Juventude Pacense tem particular enfoque numa questão: formar Homens e prepará-los para enfrentar o futuro.

Queremos contribuir para que a formação pessoal de cada um seja complementada com uma formação física de excelência, respeitadora e que os nossos atletas se focalizem em ser vencedores (no desporto e na vida) de uma forma justa e honesta. Temos conseguido. As várias gerações de directores têm contribuído para que muitos ex-atletas do clube ocupem um lugar central na nossa sociedade. Esta postura não invalida que, em simultâneo, o clube tenha sido bem sucedido desportivamente. Desde logo, pelo número de modalidades que temos no nosso seio. Os nossos quase 700 atletas distribuem-se pelas modalidades de hóquei, patinagem, voleibol, basquetebol, karaté, ténis e hip hop, o que demonstra bem a qualidade do Juventude Pacense.

Felizmente temos já entre nós vários campeões, distritais, regionais, nacionais e até europeus! Estes resultados são conseguidos porque a postura passa por este duplo eixo: formação cívica e formação desportiva que nos permite apresentar nos escalões mais velhos das diversas modalidades equipas formadas quase que em exclusivo por atletas criados nos clube e mesmo assim manter um nível competitivo elevado.

Não tenho dúvidas em afirmar que a semente lançada à terra no dia 1 de Abril de 1972 tem dado frutos. Que continue assim.

Saudações desportivas

Joaquim Pinto